domingo, 4 de abril de 2010

Salve o Santos, que o Santos nos salve!

(Este texto é baseado no comentário que fiz no post Santos FUTEBOL Clube, Parabéns pelos Títulos do Paulista e Copa do Brasil de 2010 do blog do amigo Flacó. Como hoje jogaremos com o “time B”, prefiro abordar o que me incomoda atualmente no Mengão e enaltecer este time do Santos que tanto vem agradando, enquanto nos preparamos para o jogo à vera de 4ª feira.)

Lendo o post feito pelo Flacó, não pude resistir: primeiro fui lá comentar e, em o fazendo, me empolguei e quase fiz um post dentro da área de comentários do blog dele! rsrs Aí meu amigo, foi mal, viu... Como aqui é Flamengo, não deixaria de primeiro analisar mais um pouco nossa situação ao longo do tempo, para só então falar do vistoso e alegre futebol do Santos, que acabou virando um incentivo a mais para este post.


O problema é que não aguento mais este futebol medíocre, que o Flacó chama de futevolante e eu de três volantes e um roda-presa! Dói aos olhos e, acima de tudo no coração, ser punido com tão pobre espetáculo que Burricy (graças aos três títulos seguidos conquistados com a regularidade e a mediocridade da equipe do São Paulo) e outros treineiros menos bem pagos ajudaram a enraizar profundamente na nossa cultura futebolística; mas, a bem da verdade, isto já vem de longa data...

Somos ambos, eu e o Flacó (que é mais jovem), do tempo em que o Flamengo tinha três jogadores com funções predominantemente defensivas, além do goleiro, é claro: os dois zagueiros (vários fizeram, e muito bem, este papel) e o cabeça de área (no singular - um só, apenas e tão somente: Andrade, na maior parte do tempo, e Vítor, posteriormente) e, mesmo assim, volta e meia podíamos ver o Mozer, por exemplo, subir ao ataque, como elemento surpresa e marcar gols!


O restante do time era absurdamente ofensivo (ou alguém acha que Leandro e Júnior ficavam defendendo na maior parte do tempo?) tendo em Adílio e, é claro, Zico, os motores do nosso suprimento contínuo aos atacantes; sim, porque já mencionei quatro jogadores e nem citei os atacantes! Nenhum dos três!! Ah, como este futebol era bonito e eficiente!

Com o tempo foi-se retirando um jogador de função ofensiva, de criação/finalização, para, em seu lugar, ser colocado mais um elemento de marcação no meio-campo; este foi ficando entupido de jogadores para ocupar este espaço; com a falta de espaço veio junto a falta de criatividade, e toca a recuar mais um para ajudar na contenção!


Como no Bolero, de Ravel, a música (este esquema de jogo) se tornou monótona e sonolenta e repetitiva e monótona e sonolenta e repetitiva e monótona e sonolenta e repetitiva e... (rsrs, é bem por aí, embora eu goste, e muito, desta música). Agora, já era de vital importância, e não mais um elemento de variação tática, que os laterais atacassem, sendo então rebatizados de alas, e finalmente estava gestado o Império dos Volantes!! O novo papel do meio de campo passa a ser proteger, desarmar, destruir, bloquear, e qualquer jogador sem maiores aptidões para o ofício de boleiro ganha espaço no futebol.

Ora bolas! Leandro, o melhor lateral direito do mundo, já fazia a função de ala antes de 1982 e, nesta Copa, Telê Santana quase acaba com ele por deixá-lo sozinho pela direita (“bota ponta, Telêêêêê!!”) com obrigação de atacar e defender, ao ponto de obrigar Zico a mudar totalmente suas características, indo para o sacrifício tático, para auxiliá-lo, pois o prima-donna Falcão não poderia ter funções de marcação, o único do time todo com esta regalia...


Ano passado ganhamos o Brasileiro jogando um futebol também ofensivo, guardadas as devidas proporções, mas, para meu desespero, tivemos uma recaída súbita por parte do nosso mestre Tromba, e a ousadia cedeu espaço ao temor, de sorte que hoje jogamos com este estúpido esquema de três volantes e um roda-presa, que não admite que Pet e Vinícius Pacheco ou Pet e Ramon joguem juntos... chega de mediocridade, chega de medo!

O Santos, com seu time moleque e seu futebol alegre e vistoso tem sido como um oásis no deserto! Confesso que, desde o primeiro jogo deste time senti um prazer enorme, me diverti à beça, me pego torcendo, coisas que juntas, ao mesmo tempo e o tempo todo, não sentia há muito tempo! Nada mais apropriado como tema deste domingo de Páscoa que este time, que dá um verdadeiro chocolate!


Não perco um jogo do Santos sequer, seja ao vivo ou, quando não é possível, em VT; é divertimento na certa... a defesa não é segura? "Meninos, resolvam aí na frente que aqui tá feio!" e tome ataque em cima de ataque, gol em cima de gol, e mesmo quando raramente não venceu, quase sempre jogou um futebol convincente!!!

O assunto é tão empolgante que é difícil não embalar escrevendo e enaltecendo; nos é tão caro que merece que vários de nós blogueiros escrevam sobre ele, cada um com sua ótica e manifestando seu sentimento. O Flacó e eu já o fizemos; e você? Acha possível termos um futebol mais alegre e ofensivo, pensando antes em ganhar do que em não perder, sem que com isso nos exponhamos a muitos riscos defensivos? É possível resgatar o lema vencer, vencer, vencer?


Como sempre, convido todos os leitores deste blog a comentar e expressar seus pensamentos e sentimentos sobre este tema, para que possamos estabelecer uma comunidade bastante ativa e que discute em prol do Flamengo.

É isto!

SRN

ps: dia 6 de abril (depois de amanhã) este blog completará 1 mês de vida! Agradeço desde já a todos que o leem, e mais ainda àqueles que o divulgam e os que aqui comentam, pois é isto que me motiva a continuar escrevendo. A vocês, meu muito obrigado!

blog comments powered by Disqus
 
BlogBlogs.Com.Br