sábado, 6 de março de 2010

Considerações Sobre o Flamengo

(Este texto foi originalmente postado em 04/03/10, como um comentário no blog Urubuzada, do amigo Fábio Gil; posteriormente, foi editado e postado em 05/03/10 no Urublog)

Estou muito preocupado com o rumo que as coisas vêm tomando neste início de temporada, pois sinto que o Andrade, preocupado com a repercussão dos gols que nosso sistema defensivo vem sofrendo, está abrindo mão da nossa principal vocação e característica – partir pra cima e arrancar belas vitórias – em nome de uma segurança modorrenta e medíocre.


Quando, desde o primeiro momento, abracei a ideia do Tromba como treinador do Mengão, foi por ele, entre outras boas características que tem, ter feito parte do – e ter exercido importante papel no – fabuloso escrete dos anos 80. Aquele time tinha a real dimensão de sua força e importância, não tinha medo de exercer sua superioridade, e nem por isso menosprezava partidas menores. Sempre que havia oportunidades, partia decidido e fulminante para o ataque e, quando as oportunidades eram escassas, tratava de criá-las com constante movimentação e ânimo incansáveis.


Não havia partida menor, havia placar dilatado; não havia torneio menor, havia foco e vontade de vencer tudo que fosse possível! E havia, sobretudo, alegria e vontade de fazer história, sem irresponsabilidades por parte de ninguém.

Vejo o Andrade hoje cedendo à mesma tentação que teve quando, ao começar a engrenar no BR-09, pensou em montar um time mais defensivo para garantir o já havia sido conquistado. O que o impediu? A torcida, que, pressentindo o que poderia acontecer e querendo acabar com o jejum, demandou uma escalação mais ofensiva! Exaltou as qualidades de um 4-4-2 ou até mesmo um 4-3-3 e ele, sentindo-se apoiado, relaxou a preocupação com a responsabilidade de dirigir o Flamengo, abriu mão do covarde 3-5-2 (3-6-1) e ousou liberar o Zé Roberto para apoiar e participar ativamente das jogadas ofensivas. O que não dá pra engolir é um meio de campo composto por "3 volantes e um roda presa"!


Cabe à Magnética uma vez mais o papel de demonstrar apoio incondicional ao Tromba e, ao mesmo tempo, exigir um time ofensivo, um meio-campo criativo e o time jogando com a certeza de que, se sofrer um ou dois gols, fará quatro, cinco, seis, quantos forem possíveis e necessários para chegar às vitórias e aos títulos. Temos que treinar uma formação com Vinícius Pacheco E Pet, que será bastante equilibrada tanto ofensiva quanto defensivamente, assim que o monstro Maldonado retornar à ativa.

Não basta dizermos que queremos ganhar tudo este ano; temos que montar um esquema, treiná-lo e jogar para isso! Não será fácil, mas quando alguma coisa foi fácil para o Flamengo?

Avante Mengão, sem medo de ser feliz!!

É isto!

SRN

blog comments powered by Disqus
 
BlogBlogs.Com.Br