quinta-feira, 25 de março de 2010

Ôooo, Messi é melhor que o...

Hoje, ao invés de escrever sobre o treino de ontem no Vazião, que até apresentou de bom alguns aspectos, tais como o retorno de Maldonado ao seu posto de direito, a possível efetivação de Pet, o reencontro de Vagner Love – a duras penas, a bem da verdade - com o gol, Adriano singelamente continuando a responder da melhor maneira possível a seus detratores e Kleberson irritando-me um pouco menos, resolvi discorrer um pouco sobre um assunto que vem dominando parte da mídia, seja ela nacional ou internacional: Lionel Messi.


Já existe todo um frenesi em torno deste brilhante jovem Arghentino (rsrs), especula-se se já seria o maior do mundo de todos os tempos, se seria melhor que Pelé, que Maradona, e outras baboseiras de mesmo quilate.

Primeiramente alguns esclarecimentos: Pelé e, principalmente Garrincha, só pude ver (e não ao vivo) já em final de atividade, são de outra época, na verdade um outro tipo de futebol, e têm que ser reverenciados mas não podemos ceder à tentação de usá-los como termo de comparação; não houve ninguém melhor à época, e a época já passou há muito tempo, deixemos pois estes ídolos em paz!


Maradona foi craque mas, para mim não está no mesmo patamar de Zico, por exemplo; ganhou uma Copa, então palmas para ele que, de fato, arrebentou em campo mas, para mim, a Copa é apenas um ingrediente e não o que define que sabor tem o bolo. Seria a cereja, e não o bolo, serve para acrescentar, e não para definir. Um ídolo tem que, necessariamente, ser muito mais que um craque, e Maradona para mim nunca foi ídolo.

Messi vem realmente demonstrando que pode sim vir a se tornar mais um craque imortal, mais um ídolo no Panteão de Monstros Sagrados do Futebol. Vejo mais problema na pressa que a mídia tem em criar e destruir mitos do que na expectativa que justificadamente se cria em torno dele! Basta lembrarmos que durante toda a sua carreira Zico primeiro foi alardeado como, e depois cobrado para ser, o sucessor de Pelé! (que aliás se encarregou de secá-lo o quanto pode...) E aí, como não ganhou uma Copa, há quem fale mal dele por aí até hoje, até para se promover às suas custas...


Como já tenho uma boa "rodagem" de acompanhar futebol e, apesar de amar meu clube e seus grandes ídolos, amo igualmente o bom futebol jogado por "entidades extraclasse" - que, vez por outra, coabitam nossos campos com ídolos fabricados e descartáveis – e julgo saber diferenciar quem realmente demonstra potencial (no caso dele já é bem mais que isto!) de quem apenas aparece em lampejos de genialidade para depois mergulhar novamente no semi-anonimato.

Mais que isto, estou na torcida para que ele realmente continue evoluindo e desenvolvendo cada vez mais seu enorme potencial, pois que ele tem mais uma característica que o aproxima dos gigantes: não precisa da mídia para que seja exaltado: o que faz dentro das quatro linhas é o bastante para que seu exuberante futebol seja visto, reconhecido e apreciado.


Nos tempos de hoje, é cada vez mais raro poder observar isto acontecendo, com tantos assessores de imprensa e outros "profissionais" especialmente contratados para levantar a bola, direcionar os holofotes e filtrar na mídia o que não interessa ser divulgado... sei que isto nem é tão novo assim, já vimos isto acontecer descaradamente com um certo “Rei de Roma”, cuja “assessoria” tinha funções um tanto quanto particulares e, bem... diria peculiares - para ficar num inocente eufemismo - ou num ídolo gigante da Fórmula 1, com assessoria para finalidade semelhante e tão peculiar quanto...

Aliás, este menino, com sua maneira de conduzir a bola, suas arrancadas fulminantes e sua visão de jogo, me lembra muito – e não só fisicamente - um outro que acompanhei desde o começo, que também foi meio franzino, era compenetrado e dedicado, tinha uma vontade de ferro, uma habilidade ímpar com a bola e que, ao desenvolver-se, revelou-se um líder nato e o maior maestro que meu time já teve, dentro e fora de campo, e que a Copa não pode homenagear... ah, azar da Copa!!


A diferença, por enquanto, é que enquanto Zico tornou-se o maior jogador de futebol, ídolo e referência que vi em toda a minha vida, Messi ainda é apenas uma promessa para este patamar; mas que promete, promete...

Por último, devo confessar que Messi lembra Zico um pouco demais pro meu gosto (e azar da nossa seleção)... rsrs


Dá-lhe Messi!!

É isto!

SRN

blog comments powered by Disqus
 
BlogBlogs.Com.Br