quarta-feira, 10 de março de 2010

Pet é titular novamente: bom senso, falta de opções ou algo mais?

No jogo de hoje à noite, pela Copa Libertadores, teremos finalmente Petkovic retornando à condição de titular no meio-campo do Flamengo, o que, em tese, devolverá capacidade de criação ao time, embora acompanhado ainda de 3 volantes. Digo em tese pois tudo dependerá de como o maestro se encontra fisicamente, uma vez que tecnicamente sua importância é, no meu modo de ver, inquestionável. Infelizmente ele não foi reintegrado à equipe titular mais cedo, nos jogos-treino do Carioquinha, para que adquirisse ritmo de jogo aos poucos, como manda o bom senso.

Cheguei a pensar em escrever antes um post sobre toda a situação surrealista de que foi pivô, e que o envolveu, mas devo confessar que cada vez que penso na palhaçada de proporções dantescas que o seu “ato de indisciplina” desencadeou, sinto um certo desânimo com os rumos administrativos do Mengão e acho melhor ruminar mais um pouco antes de me expressar – coisa que um certo dirigente deveria adotar como boa prática aliás, ao invés de buscar freneticamente os holofotes da mídia sempre que tem a chance...


Se por um lado fico feliz por vê-lo retornar à equipe, não consigo impedir que minha mente, extremamente analítica por dever de ofício (trabalho com análise, projeto e desenvolvimento), passeie por diversas hipóteses para este retorno se dar justamente neste jogo, de vital importância para as pretensões do Flamengo neste ano.

Gostaria de comemorar seu retorno por razões exclusivamente técnicas, ou seja, o fato de que Andrade, ao se convencer de que o Sérvio se encontra em boas condições físicas, se rendeu à inexorável realidade de que para vencer é preciso atacar, para atacar com eficácia é preciso ser criativo, imprevisível e incisivo, e que isto é simplesmente impossível com o atual “esquema” de 3 volantes e um roda-presa. Infelizmente creio não ser esta a verdadeira razão...


Diante das ausências de Willians – suspenso – e Ramon – não inscrito nesta fase da Libertadores por atraso na chegada de documentação ao Flamengo – o mais provável é que o Tromba se tenha visto sem melhores alternativas que propiciassem um mínimo de criatividade ao time, pois convenhamos que Mezenga, o Rei do Gado, pode até fazer alguns (poucos) gols, mas não é exatamente cerebral, muito menos Vinícius Pacheco cumpre o mesmo papel que Pet, embora venha jogando bem.

Com isto, embora me encha de esperança de que, com uma boa atuação, Pet possa criar o bom problema de se mostrar indispensável como o cérebro da equipe, como no Campeonato Brasileiro 2009, me vem também a preocupação com o fato de se lançar sobre ele, caso o resultado não seja positivo, a responsabilidade por tudo de ruim que possa daí advir. Não seria nada justo mas, em se tratando de Flamengo e Pet, tudo é possível, como fartamente demonstrado pelos fatos recentes. Temo mesmo que isto possa ser usado como uma desculpa para justificar o injustificável. Devemos nos lembrar de que sua renovação de contrato vem sendo tratada, no mínimo, como baixa prioridade, para não dizer desprezo.


Por isto, mais que nunca, torço que possamos vencer e convencer na noite de hoje, com uma participação destacada deste que, desde o inigualável Zico, é o último craque fora de série a envergar nosso Manto Sagrado.

É isto!

SRN

blog comments powered by Disqus
 
BlogBlogs.Com.Br